Todos os Benefícios da Moringa Para Saúde

0
529

A Moringa é repleta de nutrientes, então trouxemos Todos os Benefícios da Moringa Para Saúde. A planta moringa é fonte de proteínas, aminoácidos, vitamina C, carotenoides e minerais, como cálcio e ferro. Diversos estudos mostram que a moringa tem alto valor nutricional no que diz respeito às vitaminas e minerais, oferecendo mais vitamina A do que a cenoura, maior quantidade de vitamina C comparada à laranja, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana. Também é um dos vegetais mais ricos em proteínas.

Por apresentar crescimento rápido e ser resistente à seca, a moringa planta é apontada como um importante alimento para combater a fome e desnutrição, especialmente em regiões do deserto africano.

Benefícios da Moringa

A moringa planta medicinal tem propriedade bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica. Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:

  • Irritação gastrointestinal
  • Dor de garganta
  • Fadiga crônica
  • Dor de cabeça
  • Hemorroida
  • Inflamações
  • Febre

Outros benefícios da moringa podem ser observados, pois ela possui compostos antioxidantes, que ajudam a renovar e protege células epiteliais dos órgãos sexuais e do cérebro. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Combate o Envelhecimento da Pele

As folhas secas da planta são um grande presente para a saúde da pele por seus efeitos nutritivos e sua capacidade de rejuvenescimento. A indústria de cosméticos já incluí esta erva entre os componentes de seus produtos pela sua força para evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de sua capacidade de fortalecer as estruturas celulares.

Conhecida como uma das plantas medicinais mais completas, a moringa também ajuda na luta contra a desnutrição em países assolados pela fome. Suas propriedades nutricionais, o seu paladar agradável e a possibilidade de explorar praticamente todas as partes da erva, a tornou um componente base da alimentação de determinadas áreas, como o Haiti, Senegal ou Mali, onde seu cultivo é a chave para combater a desnutrição.

Controla o Diabetes

O extrato concentrado pode ajudar a combater a diabetes, de acordo com um estudo publicado no Journal of Diabetes em 2012. Em testes clínicos, os cientistas observaram que a doença foi controlada após o tratamento com a erva.

O nível elevado de açúcar no sangue aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas. Combinada com uma dieta saudável, a planta pode ser muito benéfica para ajudar a tratar e prevenir a diabetes. Como um bônus adicional, açúcar equilibrado no sangue significa mais energia ao longo do dia, menos irritabilidade e alterações de humor.

Combate o Câncer

Um estudo realizado por pesquisadores norte americanos comprovaram que a moringa planta contém poderosos agentes anticâncer, tais como kaempferol, ramnetina e isoquercitrin.

Neste estudos realizados, os pesquisadores mostraram eficazes especialmente contra o câncer de ovário, fígado, pulmão e também melanoma. A realização desses estudos desperta mais do que sincero interesse. Desperta esperança para os pacientes e familiares que estão nesse terrível tratamento contra o câncer e na luta por dias melhores.

Diminuição do Colesterol

Estudos realizados em seres humanos e animais mostraram ainda que a moringa pode reduzir os níveis de colesterol de modo parecido com o de alimentos como linhaça, aveia a amêndoas. Isso é importante porque uma taxa mais baixa de colesterol também pode significar riscos mais baixos de ter problemas no coração.

Melhora a Pele e o Cabelo

A Zeatina é um elemento importantíssimo para um bom desenvolvimento de plantas. Ela é a responsável pela divisão celular, crescimento das células, assim como o atraso do envelhecimento das mesmas.

Quanto utilizada na proporção adequada, produz o mesmo desenvolvimento no organismo humano, retardando assim, o envelhecimento do corpo e fazendo com que a pele, órgãos e osso sejam conservados por muito mais tempo.

Uma recomendação de diversos médicos é que para cuidar da pele e cabelo, nada melhor do que usar óleo de moringa oleífera. Pois a ação antioxidante atua através do alto poder de ácido oleico e behênico, que consegue proteger dos raios UV, assim conseguindo aumentar a fibra capilar.

Os nutrientes que são encontrados no óleo da moringa oleífera, contém agentes necessários para hidratar sua pele, deixando ela assim muito mais bonita e reluzente.

Melhora a Imunidade

Com tantas vitaminas e nutrientes presentes na planta, sua ingestão acaba ajudando a restabelecer o sistema imunológico, prevenindo doenças e invasões de microrganismos oportunistas.

Aumenta o Leite Materno

Para as mamães que estão amamentando ou até mesmo para aquelas que estão se preparando para esse momento maravilhoso da vida, existe uma dúvida em relação a maternidade, assim que o bebê nasce: Como ter mais leite?

Essa pergunta é mais comum do que se pensa, pois nenhuma mãe quer que falte o alimento do seu filho. E se esse é uma dúvida que você tem vai adorar saber que a moringa oleífera também ajuda a aumentar o seu leite materno.

Tem Poder Antioxidante

Um dos principais atrativos da moringa é o seu considerável poder antioxidante. Usando o método de teste conhecido como ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio) a erva tem um valor que oscila em torno de 50.000 unidades por cada 100gr, o que a faz a planta com o valor ORAC das mais altas conhecidas atualmente.

Os antioxidantes combatem aos radicais livres e protegem nossas células contra o envelhecimento e doenças degenerativas.

A moringa também possui um grande poder antibacteriano que se concentra especialmente no pó de suas sementes. Uma arma natural poderosa para combater as infecções, que aumentou a popularidade desta planta completa nas populações mais pobres e com maiores problemas alimentares.

Devido às suas propriedades terapêuticas o extrato da erva contém ingredientes que atuam como anti-inflamatório natural no tratamento das dores crônicas, sendo bastante utilizada como remédio para fibromialgia.

Perda de Peso

A planta ajuda a acelerar o metabolismo e ajuda a combater a fome, reduzindo o impulso alimentar. Como ela também é rica em nutrientes benéficos, consegue equilibrar o nosso organismo e facilitar a perda de peso.

Reduz Inflamações

Os flavonoides, isotiocianatos e ácidos fenólicos presentes nas folhas, vagens e sementes da moringa representam seu grande potencial anti-inflamatório.

O diabetes geralmente causa problemas circulatórios que podem ser administrados através de suplementos inibidores de inflamações, tornando os suplementos a base da Moringa uma ótima opção natural para essas pessoas administrarem o açúcar no sangue e cuidar dos sintomas da diabetes.

Quem sofre com úlceras estomacais, artrites e edemas pode ainda se beneficiar das características naturais anti-inflamatórias da planta, que inibem os sintomas dessas condições.

Chá de Moringa

O chá de moringa é a forma mais utilizada de consumo, pois é rápido e fácil de fazer e pode ser consumido a qualquer momento do dia.

Ingredientes:

  • 250 mL de água;
  • 10 g (1 colher de sopa) de folhas de moringa.

Como Fazer:

Para fazer o chá de moringa basta acrescentar as folhas de moringa em água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 2 xícaras do chá por dia.